27 junho 2006

Extensões do Google para o Firefox

O Google disponibiliza diversas extensões para o Firefox. Extensões, para quem não conhece, são pequenos add-ons (aplicativos complementares) que acrescentam funções para o Firefox, o browser (navegador de internet) mais queridinho dos antenados digitais.

Duas delas são muito práticas para incrementar a produtividade online e, por tabela, interessam aos fãs do GTD. Instalei duas muito boas: Google Notebook e Google Sync.

O Google Notebook é o sonho de consumo de todo interessado em GTD. Você pode usá-lo com facilidade para controlar tarefas e guardar anotações - e usando, em conjunto, o Google Calendar para guardar compromissos. Com o apoio do Google Bookmarks, está bem perto de criar um Desktop Google online, similar ao Desktop Google instalado no PC que já tem.

Esta é a intenção óbvia do Google, e por isso desenvolveu uma planilha eletrônica, intitulada Google Spreadshet mas que ainda não está disponível para todos e também adquiriu o Writely, que é um excelente editor de texto online.

E o Google Browser Sync facilita em muito a vida daqueles que utilizam muitos micros. Falo mais dele embaixo.

Google Notebook Firefox Extension
http://www.google.com/notebook/download

Quem não conhece o Google Notebook não sabe o que está perdendo. Com ele você pode fazer anotações na Web, copiar páginas (e mantê-las arquivadas no Google, e não no seu computador), organizar listas de tarefas e anotações sobre tudo. Faz o que a extensão Scrapbook faz (uma ótima extensão, que pode ser obtida aqui ou aqui, mas com a vantagem de arquivamento online e mais flexibilidade de anotações, o que é muito melhor.

Google Browser Sync
http://www.google.com/tools/firefox/browsersync/

Você utiliza o Firefox em várias máquinas, talvez uma em casa e outro no trabalho? Ou tem um notebook e um desktop? Então já teve o dissabor de procurar um link em seu browser e este estava em outro computador... Ou está acostumado a uma determinada extensão, mas quando trocou de micro, esqueceu de instalá-la no outro.

Então, seus problemas acabaram! Com o Google Browser Sync, com apenas um clique toda a configuração de um micro será copiada para outro micro - cookies replicados, extensões instaladas, bookmarks, abas e janelas e até senhas e histórico de sites visitados. E tudo pela internet, sem o tedioso trabalho manual de transferência de configurações.

Sim, você tem que confiar que o Google cuidará de seus dados - todos os seus dados e senhas serão criptografados e arquivados nos servidores do Google. Mas se você já confia no GMail, você já está vendido ao Google mesmo...

Sempre que o seu browser iniciar, a extensão checará os dados. E com um clique em um link na barra de menu, você sincronizará os micros - que já devem ter sido configurados para partilhar uma mesma conta-Google, a mesma do GMail, Orkut etc.

Evidentemente você só deve instalar tal extensão em micros que só você utilize - seria um grande risco de segurança utilizá-la em micros compartilhados.

Um comentário:

Cristina Barreto disse...

Este complemento para firefox não existe mais:
http://www.google.com/tools/firefox/browsersync/